PLANO DE
AULA
Um plano de aula tem sempre sua
origem num projeto pedagógico institucional que dinamiza as direções do ensino,
detalhadas num plano de curso e de unidade. É uma previsão de atividades
vinculadas a um plano de ensino mais amplo desenvolvidas em etapas seqüenciais,
em consonância com objetivos e conteúdos previstos. Serve para organizar a
intenção do professor e o modo de operacionalizá-la. Expressa, ainda, as opções
desse professor diante de seu contexto de trabalho, que implica pensar
simultaneamente o conteúdo e os sujeitos com os quais interage.
Todo plano de aula, além de ser um
guia, traz implícitas questões pessoais do professor comprometido com sua
tarefa e com seus alunos: por que faço o que faço ao ensinar? o que é uma aula:
espaço de parceria ou de resistência? Como mobilizar o aluno para aprender?
Como verificar se o aluno aprendeu?
O plano possibilita ao professor,
na medida do possível e do desejável, manter a articulação da disciplina como
um todo pela relação com o plano de ensino e ainda realizar uma auto-avaliação
da aula ou uma avaliação cooperativa para orientar decisões futuras. Aspectos a
serem mantidos ou a reformular poderão ser identificados com mais segurança.
Cabe destacar que o plano de aula não implica obrigatoriamente seu cumprimento
rígido. O cenário da aula exige permanente atitude reflexiva do professor para
recriar e redirecionar ações sempre que novos interesses e necessidades
imprevistas surgirem, o que não significa despreparo docente, mas competência
para “agir na urgência e decidir na incerteza”, como ensina Perrenoud.
O plano de aula é muito importante para um professor mesmo, ele da um suporte ao professor, mas não é só importante para o professor, acredito que em qualquer trabalho nós tenhamos que ter um planejamento ;)
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