A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades
que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio
do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator essencial e
indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança. A estrutura da Educação Psicomotora é a base
fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. O
desenvolvimento evolui do geral para o específico; quando uma criança apresenta dificuldades de
aprendizagem, o fundo do
problema, em grande parte, está
no nível das bases do desenvolvimento psicomotor.

Durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da
psicomotricidade são utilizados com freqüência. O desenvolvimento do Esquema
Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Temporal e
Pré-Escrita são fundamentais na aprendizagem; um problema em um destes
elementos irá prejudicar uma boa aprendizagem.
O ato antecipa a palavra, e a fala é uma importante ferramenta
psicológica organizadora. Através da fala, a criança integra os fatos culturais
ao desenvolvimento pessoal. Quando, então, ocorrem falhas no desenvolvimento
motor poderá também ocorrer falhas na aquisição da linguagem verbal e escrita.
Faltando a criança um repertório de vivências concretas que serviriam ao seu
universo simbólico constituído na linguagem, conseqüentemente, afetando o
processo de aprendizagem.
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