terça-feira, 8 de maio de 2012

EDUCAR O EDUCADOR


“EDUCAR O EDUCADOR”
     O texto Educar o Educador, trás de uma temática muito interessante, coloca em discussão o que os professores esperam dos alunos e o que os alunos esperam do professor na sala de aula. Achei interessante por que isso realmente ocorre na prática, no início de um ano letivo com um novo professor os alunos ficam cheios de expectativas, de como será o professor? Se ele é legal? Se ele explica bem? Etc. São inúmeros os questionamentos.
      E do outro lado fica o professor, também na expectativa, será que a turma é boa? Será que vão gostar de mim? Enfim surge até certa insegurança. Porém para um professor poder amenizar essas inseguranças ele precisa realmente estar preparado para dar sua aula.
       Segundo Moram “as mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar.”  O professor precisa chegar na sala de aula com uma bagagem de conhecimentos e práticas inovadoras, assim terá fortes argumentos para ser considerado um bom professor.
        Os alunos estimulados por um bom professor por sua vez, são alunos curiosos, críticos. Alunos motivados produzem muito mais e correspondem as intenções dos professores.

Referência:

MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com as tecnologias. Disponível em:
  http://www.eca.usp.br/prof/moran/tec.htm. Acesso em 08 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário